segunda-feira, 25 de abril de 2011

24ª edição do FITUB traz Vida para a abertura




A 24ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, FITUB, realizado pela FURB de 8 a 16 de julho traz como espetáculo convidado para a noite de abertura ‘Vida’, da Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba.
Vida estreou em março de 2010 na Mostra Oficial do Festival de Curitiba e é resultado da pesquisa Projeto Vida, que investiga o universo criativo de Paulo Leminski, poeta, escritor, tradutor, músico, letrista, curitibano.

A Companhia Brasileira de Teatro foi criada em 1999 por Marcio Abreu, ator, dramaturgo e diretor, na cidade de Curitiba e iniciou suas atividades reunindo um núcleo de profissionais dispostos a trabalhar na criaçao de espetáculos, processos, e a pensar o teatro a cada projeto realizado. Algumas vertentes e linhas de atuação sao identificadas na sua trajetória: criação de dramaturgia original; releitura de clássicos; encenação e tradução de dramaturgia contemporânea inédita. O núcleo da companhia é formado por Marcio Abreu (autor, diretor e ator), Giovana Soar (atriz, diretora, produtora e tradutora) e Nadja Naira (atriz, diretora e iluminadora). 

Sinopse

Com um argumento simples, a nova criação da Companhia Brasileira de Teatro, trás para a cena o resultado de um longo período de pesquisas sobre a obra do poeta curitibano Paulo Leminski. A peça não é a adaptação de uma obra literária, mas sim um texto original escrito a partir da experiência de leitura e de convivência criativa com os textos do autor e suas referências.

Exilados numa cidade imaginária, dois homens e duas mulheres fazem parte de uma banda que ensaia para uma apresentação comemorativa do jubileu da cidade. Fechados numa sala vazia, convivem entre si e revelam comportamentos, relações, conflitos e histórias de suas vidas prosaicas, repletas de humor, sensibilidade e um sentido de transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário