quinta-feira, 21 de março de 2013

OFICINA DE DRAMATURGIA DA IMPRO - COM GUSTAVO MIRANDA


Nós do Grupo Fãs de teatro, estamos ampliando nossa pesquisa em Improvisação Teatral e como parte dela, estamos trazendo para Blumenau o  Colombiano Gustavo Miranda, mestre em Improvisação.
Ele estará aqui no fim de semana do dia 06/04 e dará uma oficina de Dramaturgia da Impro.

A oficina será dia 06 de abril - sábado - das 09 as 12h e das 13:30h as 16:30h (6h/aula) na Fundação Cultural de Blumenau.
O investimento é de R$150,00 ( quem participar da oficina ganha ingresso para o espetáculo Fãs de Improviso que será na noite do dia 06 onde Gustavo Miranda jogará conosco) 
Temos vagas limitadas.
Oficina com certificação. 
Interessados podem enviar e-mail para grupofasdeteatro@gmail.com para fazer a inscrição.

Maiores informações: (47) 9936-2407 - com Natália



DRAMATURGIA DA IMPRO
OFICINA DE TEATRO DE IMPROVISAÇÃO


 A OFICINA

Esta oficina é um espaço de encontro para aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos de atuação na cena improvisada, ou para os que desejam ampliar seu conhecimento na Improvisação como resultado, ampliando caminhos. Partiremos da Impro e nos acercaremos à atuação e à criação dramatúrgica do improvisador, encontrando as pontes que lhe permitam criar personagens sólidos apesar da prontidão que exige a improvisação teatral. Refere-se ao trabalho do improvisador dramaturgo, do seu jeito de criar as histórias, dos como e os por que das situações improvisadas. O foco desta oficina está direcionada ao jeito de criar essas histórias, concentrando-se na diferencia entre fábula e ação dramática, no Súperobjetivo como motor do dramaturgo, fazendo com que ele, no momento de improvisar, tenha presente sua própria maneira de olhar o mundo, seus conceitos políticos, sociais, religiosos, pessoais etc., para que a Impro, para além de virar uma história bem construída, seja parte ou um total de uma peça com sentido que consiga movimentar à plateia de jeitos diferentes, que encontre um riso diferente dos pensamentos dos atores improvisadores. A oficina tem uma duração de 6 horas distribuídas em duas partes, uma pela manhã e outra pela tarde numa mesma jornada de trabalho.  

 OBJETIVOS


·     Conhecer teoricamente os conceitos de: esperpento; o belo e o sinistro; superobjetivo; tipos de conflitos; tipos de monólogos; a sobre-aceitação; os textos em ping pong; os fatores de imprevisibilidade; os subtextos; a evocação, a repetição e a descrição; a estrutura ideal da improvisação na Dramaturgia do Ator.
·     Trabalhar a partir da construção dos esperpentos[1] como conflito e motivação do personagem.
·     Entender o superobjetivo a partir de exercícios básicos na cena improvisada.
·     Realizar alguns exercícios de escrita para treinar o pensamento dramatúrgico.
·     Conhecer e aplicar os diferentes tipos de monólogos e conflitos a partir de exercícios cênicos improvisados.

 [1] Gênero literário criado por Ramón del Valle-Inclán, escritor espanhol da Geração de 98, que distorce a realidade, carregando suas características grotescas, passando por um desenvolvimento muito pessoal, coloquial e franco.


GUSTAVO MIRANDA 

           
Improvisador colombiano, fundador da companhia Acción Impro, Mestre em Arte Dramático e Magister em Dramaturgia e Direção da Universidade de Antioquia.  Atualmente mora no Brasil onde trabalha com César Gouvêa, diretor do Jogando No Quintal; é o treinador da companhia Barbixas de Humor para o espetáculo Improvável e da companhia Protótipos em São Paulo. E também é professor de improvisação da escola A Casa do Humor dirigida por Marcio Ballas.
Realiza uma investigação sobre Dramaturgia Compartilhada, escrevendo peças de teatro com cenas estruturadas para ser improvisadas pelos atores a partir de detonantes da plateia. Junto com Acción Impro participou [i]em vários encontros e festivais em México, Argentina, Espanha, Equador, Colômbia, Chile e Brasil, levando para o seu país, várias vitorias em campeonatos internacionais de Catch e Match de improvisação. Embora, a sua pesquisa esteja mais relacionada com espetáculos de long form, graças à sua experiência com espetáculos de investigação própria como: Tríptico, Botones, Colombiandei e Passageiros; e as suas oficinas feitas nos últimos anos em cidades como Medellín (Colômbia), Guayaquil (Equador), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro (Brasil).

ACCIÓN IMPRO 

A turma de improvisação teatral da Colômbia mais reconhecida no mundo. Formada por atores professionais, esta equipe tem mais de treze anos investigando e desenvolvendo espetáculos de Impro, representando a seu país nos mais importantes encontros na América e Europa. Organizador dos festivais Ibero-Americanos de Improvisação IBERIMPRO I - II e III, no marco do festival de teatro mais importante do mundo, o Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá. Campeões do Match profissional de improvisação nos festivais: FIMPRO 2011 (Belo Horizonte Brasil) IMPROLOMBIA 2011 (Medellín Colômbia) e IBERIMPRO II (Bogotá 2010). E vice-campeã internacional no Catch de Impro em Madrid Espanha (2010) e São Paulo Brasil (2008). E vice-campeã do Match no IBERIMPRO I (Bogotá 2008) e FESTIM 2006 (Madrid Espanha).
A companhia tem onze espetáculos no seu repertório, três de formatos esportivos internacionais (Match, Catch e Teatro Esportivo); quatro de investigação própria (A Toda Prueba, Tríptico, Colombiandei e Botones); um formato de jogos feito para a televisão colombiana (Los Impredecibles); um espetáculo de Impro infantil (Sueñolandia); uma coprodução ganhadora do premio internacional Iberescena 2010 junto com a Cia. Jogando No Quintal do Brasil (Passageiros); e uma peça de teatro de texto (La Escala Humana). Além disso,  Acción Impro tem a primeira e única sala de teatro especializada na Impro na Colômbia. Ali fica também a escola de atuação e improvisação que já formou várias turmas de Impro na cidade de Medellín.

Nenhum comentário:

Postar um comentário