terça-feira, 4 de setembro de 2012

PRESTIGIEM A TEMPORADA BLUMENAUENSE DE TEATRO


Temporada de teatro mistura técnicas orientais e ocidentais
A Temporada Blumenauense de Teatro apresenta, de 12 a 16 de setembro, às 20h, no Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro), o Espetáculo OSSO, do Grupo Víscera Teatro.
Entre o teatro e a dança em uma atmosfera vazia e total. O espetáculo provém da pesquisa do Víscera Teatro acerca do Butoh-Ma, de Tadaschi Endo, e do trabalho de desenvolvimento do ator orientado por Carlos Simioni. O resultado é uma linguagem híbrida entre técnicas oriundas do Oriente e as desenvolvidas no Ocidente pelo Lume Teatro.
A trajetória do trabalho retoma a oficina Corpo Multifacetado, ministrada por Ana Cristina Colla, em 2010, primeiro contato direto dos atores Cleiton Rocha e Maicon Keller com o Lume Teatro e o trabalho de Tadaschi. No ano seguinte, o ator Maicon Keller participou de oficina intensiva com Simioni e Tadaschi, em Campinas.
Durante o ano de 2011 as técnicas foram sendo transmitidas e desenvolvidas pelos dois atores do Víscera Teatro. Em fevereiro deste ano, foi desenvolvido em Campinas a primeira experimentação cuja coreografia foi apresentada na Fundação Cultural de Blumenau em maio. Quando Simioni esteve em Blumenau em junho, foi  fechado o desenvolvimento do espetáculo com 45 minutos de duração e pesquisa de iluminação e som aperfeiçoados.
Segundo Tadaschi, o teatro é uma tela em branco, cabe ao ator preenchê-la. "Mas para pintar é preciso esvaziar-se, libertar-se das tensões tão típicas da vida ocidental. Navegando no conceito de tempo estendido, em constante dilatação e tensão, buscamos este esvaziar-se, este situar-se no entre. Inspirados em Tatsumi Hijikata, a busca passa ainda pelo conceito de corpo inacabado, perecível, deixando as profundezas à mostra e secretando emoções para derramá-las ao público", comenta. "O espetáculo permite uma plasticidade que entrega ao espectador a construção dramatúrgica. Um experimento para ser vivido na relação fundamental do teatro, entre o ator e o espectador, aí situa-se Osso".
A temporada
Espetáculo OSSO, do grupo do Víscera Teatro
Quando: 12 a 16 de setembro, às 20h, no Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Faixa etária: 12 anos
Criação: Carlos Simioni, Cleiton Rocha e Maicon Keller
Atuação: Cleiton Rocha e Maicon Keller
Iluminação: Carlos Simioni e Fabrício Cardoso
Fotografia: Sabrina Marthendal
Produção executiva: Adélia Eccel e Fabrício Cardoso
Produção geral: Víscera Teatro
Duração: 45 minutos.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário